top of page

A NOVA PINTURA DA PAISAGEM BRASILEIRA

24  ABRIL  -  05  MAIO  2021

GALERIA BOLSA DE ARTE

R. MOURATO COELHO 790  V. MADALENA  SP

"Queria que esses trabalhos fossem uma resposta à pulsão de morte, presente nas ideias retrógradas e nefastas reencarnadas, e que estrebucham com tanta convulsão nos dias de hoje. A ignorância deve ser confrontada e superada com a beleza, a alegria, a luz, a natureza e a Vida. Procurei sintonizar minha prática com esses princípios e neles infundir seus encantamentos. Com o que temos de mais profundamente vivo em nós, o Amor."

— Zed Nesti

"For Sale - A nova pintura da paisagem brasileira" dá continuidade à uma investigação que é central no trabalho de Nesti.  As exuberantes paisagens brasileiras retratadas nessas pinturas estabelecem um diálogo entre a propaganda moderna, o conteúdo das redes sociais e a expressão popular artística, fazendo uso de métodos e práticas históricas da pintura a óleo. Num jogo de ironias, o título da série coloca o país e suas riquezas à venda em inglês, uma alusão ao catastrófico momento político do país.

_GF_7595_hi.jpg

FOLHA, 2020 (detalhe)

Como escreveu Ana Finel Honigman para o ensaio do catálogo da exposição "Pra inglês ver", de Nesti, em 2016 na galeria Bolsa de Arte em São Paulo -

 

"Embora Nesti frequentemente encontre suas imagens online, ele as pinta usando uma combinação de pigmentos, óleos, cera de abelha e resinas. Esses materiais tradicionais aliam gravitas às imagens tecnologicamente coletadas. Ele então trabalha sua matéria-prima usando uma paleta que faz referência aos filtros de populares redes sociais de fotografia na internet. Esses filtros criam inicialmente uma névoa nostálgica sobre as imagens, induzindo os espectadores a observá-las criticamente em vez de concluir que foram construídas casualmente. 

 

A lacuna entre uma leitura à primeira vista e outra, mais elaborada de sua arte, alerta os espectadores sobre um provável entendimento superficial da intricada simbologia brasileira – sua heranças e a cultura atual. Questões de auto representação e auto percepção são temas nucleares para Nesti. 

 

A série de desenhos em carvão criada pelo artista em 2010, “The Book of Faces of Facebook”, é uma coleção de retratos das máscaras sociais das pessoas. Os sujeitos dessa série foram retirados das conexões das mídias sociais de Nesti. Com seu estilo solto e gracioso, o artista replicou fotos de seus amigos, conhecidos e contatos online, usadas para promovê-los. As fotos dos perfis do Facebook – visíveis tanto a estranhos como a convidados a participar de nossas comunidades online – não são reflexos fiéis de nós mesmos, mas  representações eloquentes de um ideal pessoal. 

 

Diferentemente de uma fotografia de perfil, as imagens que representam o Brasil podem ter origens complexas e obscuras. Referências que surgem como representações dos gostos, aspirações e identidade dos brasileiros podem se tornar clichês mal compreendidos quando reproduzidos repetidamente por campanhas de turismo e pela mídia internacional.

 

Nesti aborda essas imagens como fez anteriormente com as fotos de perfis do Facebook, com a finalidade de investigar a natureza das percepções sobre nós mesmos e do que os outros imaginam a nosso respeito."

 

Ana Finel Honigman -  Berlim, janeiro 2016.

-

-

Play Video

As quinze obras da mostra foram produzidas com o uso de um extenso vocabulário de técnicas de pintura com tinta óleo utilizadas em diversos  movimentos da história da arte ocidental como impasto, velatura, sfumato, esbatimento, dripping, splashing, alla prima, underpainting, wet on wet, squeegeeing, sfregazzo, sprezzatura, grisaglia e chiaroscuro.

 

Elas podem ser divididas em cinco partes - branca, amarela, azul, verde e cinza.

 

Branca - três pinturas de cachoeiras de Foz do Iguaçú. "Reza, reza o rio" 190x120cm, "Córrego pro rio" 100x80cm, "Rio pro mar" 100x80 cm.

 

Amarela - cinco pinturas de pôr do sol em praias com palmeiras remetendo ao Nordeste brasileiro. "Luz do sol" 330x148cm, "Graça" 120x80 cm, "Glória da vida" 60x50cm, "Força" 70x60cm e "Coisa mais querida" 50x60.

 

Azul - três pinturas com praias e céu azul. "Céu azul" 160x120cm, "A terra inspira e exala seus azuis" 110x80cm e "Doura a areia" 100x80cm.

 

Verde - três pinturas de fervedouros do Jalapão no estado do Tocantins. "Folha" 147x187cm, "Verde novo" 150x100cm e "Roça a beira" 60x50cm.

 

Cinza - "Marcha o homem sobre o chão" escultura em concreto na escala de 1/1 de um par de chinelos.

_GF_7556_hi.jpg

Todos os títulos fazem referência à canção "Luz do sol" de Caetano Veloso, que fala poeticamente de como a luz do sol dá vida à natureza na Terra, enquanto o homem ignorante marcha sobre ela destruindo sua beleza - a mais querida e delicada glória da vida.

_GF_7606_hi.jpg

marcha o homem sobre o chão, 2020

A única escultura presente na exposição, "Marcha o homem sobre o chão" é feita em concreto. Material denso, pesado e duro, usado no ramo da construção, invade espaços naturais incorporando a ideia de destruição e morte. Um resumo da ignorância humana e suas repercussões - consumismo, racismo, sexismo, patriarcalismo, reacionarismo, paranóia, crise ambiental, efeito estufa, genocídio dos povos originários, materialismo, machismo, homofobia, abuso e consumo de carne animal, aversão à ciência e à Arte. Remete ao par de chinelos da marca Rider usado pelo então recém eleito presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em uma foto no Palácio da Alvorada, em Brasília, com seus ministros e uma obra de Di Cavalcante ao fundo. Vestido à princípio como estratégia de associação com o povo humilde e pobre, o par de calçados o trai, revelando seu despreparo, descompromisso com o cargo e total falta de caráter.

"A série de pinturas FOR SALE - A Nova Pintura da Paisagem Brasileira faz uma reflexão sobre o uso da imagem como combustível do consumismo na indústria da propaganda da era capitalista enquanto indução do desejo e construção do subconsciente coletivo."

- Zed Nesti

_GF_7591_hi.jpg

coisa mais querida, 2020 (detalhe)

Zed Nesti nasceu no Rio de Janeiro em 1969. Exposições incluem FOR SALE - A Nova Pintura da Paisagem Brasileira - Galeria Bolsa de Arte São Paulo 2021, “Memorial do Desenho” - MAC Museu de Arte Contemporânea de São Paulo 2019-2020, 46º Chapel Art Show 2018 SP, “Metrópole, uma experiência paulistana” - Pinacoteca do Estado de SP 2017, “Art Night Walk” Galeria Bolsa de Arte 2017 SP, "É Tudo Pintura" Galeria Aura 2017 SP, Feira de Design MADE 2017 SP, “Coletiva de Acervo” Galeria Bolsa de Arte 2016 SP,  “Pra inglês ver” - Galeria Bolsa de Arte São Paulo 2015, Zed Nesti + Fabio Zimbres - Galeria Bolsa de Arte Porto Alegre 2014, “Programa de Exposições CCSP” Centro Cultural São Paulo 2014, “Salão dos Artistas Sem Galeria” - Galeria Zipper SP 2014, “International Painting Symposium” Mersim University Turquia 2013, “Zed Nesti Pinturas 2011-2013” Clube Noir SP 2013, 41 Salão de arte contemporânea Luiz Sacilotto (prêmio aquisição) São Paulo 2013, “Mediações” Galeria Motor” Shirley Paes Leme Atelier SP 2010, “FoFb” Arthur M Berger Gallery New York 2010, Galeria Fulô, Trancoso Bahia 2009, "Só para maiores" Galeria Miniloft 2009, “8 Emerging artists” Galerie SHO Tokyo 2009, Feiras de Arte SP Arte, Tokyo Art Fair e KIAF-Korea International Art Fair.

 

 

 

Nesti vive e trabalha em Sao Paulo.

Download

ZED NESTI 2021

  • YouTube
bottom of page