top of page

A NOVA PINTURA DA PAISAGEM BRASILEIRA

24  ABRIL  -  05  MAIO  2021

GALERIA BOLSA DE ARTE

R. MOURATO COELHO 790  V. MADALENA  SP

"Queria que esses trabalhos fossem uma resposta à pulsão de morte, presente nas ideias retrógradas e nefastas reencarnadas, e que estrebucham com tanta convulsão nos dias de hoje. A ignorância deve ser confrontada e superada com a beleza, a alegria, a luz, a natureza e a Vida. Procurei sintonizar minha prática com esses princípios e neles infundir seus encantamentos. Com o que temos de mais profundamente vivo em nós, o Amor."

— Zed Nesti

"For Sale - A nova pintura da paisagem brasileira" dá continuidade à uma investigação que é central no trabalho de Nesti.  As exuberantes paisagens brasileiras retratadas nessas pinturas estabelecem um diálogo entre a propaganda moderna, o conteúdo das redes sociais e a expressão popular artística, fazendo uso de métodos e práticas históricas da pintura a óleo. Num jogo de ironias, o título da série coloca o país e suas riquezas à venda em inglês, uma alusão ao catastrófico momento político do país.

_GF_7595_hi.jpg

FOLHA, 2020 (detalhe)

Como escreveu Ana Finel Honigman para o ensaio do catálogo da exposição "Pra inglês ver", de Nesti, em 2016 na galeria Bolsa de Arte em São Paulo -

 

"Embora Nesti frequentemente encontre suas imagens online, ele as pinta usando uma combinação de pigmentos, óleos, cera de abelha e resinas. Esses materiais tradicionais aliam gravitas às imagens tecnologicamente coletadas. Ele então trabalha sua matéria-prima usando uma paleta que faz referência aos filtros de populares redes sociais de fotografia na internet. Esses filtros criam inicialmente uma névoa nostálgica sobre as imagens, induzindo os espectadores a observá-las criticamente em vez de concluir que foram construídas casualmente. 

 

A lacuna entre uma leitura à primeira vista e outra, mais elaborada de sua arte, alerta os espectadores sobre um provável entendimento superficial da intricada simbologia brasileira – sua heranças e a cultura atual. Questões de auto representação e auto percepção são temas nucleares para Nesti. 

 

A série de desenhos em carvão criada pelo artista em 2010, “The Book of Faces of Facebook”, é uma coleção de retratos das máscaras sociais das pessoas. Os sujeitos dessa série foram retirados das conexões das mídias sociais de Nesti. Com seu estilo solto e gracioso, o artista replicou fotos de seus amigos, conhecidos e contatos online, usadas para promovê-los. As fotos dos perfis do Facebook – visíveis tanto a estranhos como a convidados a participar de nossas comunidades online – não são reflexos fiéis de nós mesmos, mas  representações eloquentes de um ideal pessoal. 

 

Diferentemente de uma fotografia de perfil, as imagens que representam o Brasil podem ter origens complexas e obscuras. Referências que surgem como representações dos gostos, aspirações e identidade dos brasileiros podem se tornar clichês mal compreendidos quando reproduzidos repetidamente por campanhas de turismo e pela mídia internacional.

 

Nesti aborda essas imagens como fez anteriormente com as fotos de perfis do Facebook, com a finalidade de investigar a natureza das percepções sobre nós mesmos e do que os outros imaginam a nosso respeito."

 

Ana Finel Honigman -  Berlim, janeiro 2016.